Home agua de chuva Para um orquidário saudável – parte 07

Para um orquidário saudável – parte 07

por Diário do Orquidófilo
Hábitos e costumes – Parte 07

 

9- Estou numa grande dúvida… não sei por onde acabar ou finalizar meus projetos e minhas dúvidas que tanto me instigam a ser sempre diferente e ecologicamente correta. Acredito que sempre se perguntam: – Mas e see….eu fizesse assim???
 
Indecisão: Uma caixa de água com a possibilidade de utilização de água de chuva, com a devida correção do PH poderia ser ótimo, mas eu deveria ter duas ou três caixas de água? Pois penso em usar a água da rua, da chuva e uma caixa de água para colocar fertilizante e venenos (espero não precisar ).
A água da chuva nunca é aquilo esperado, então o que fazer se a água vier em excesso e a minha caixa de água já estiver cheia pela água da rua? Essa foi uma pergunta que me afligiu por vários dias, semanas e quiçá meses! Foi então que um grande amigo e meu parceiro do blog The Native Orchid sugeriu em uma caixa de água independente, pois poderia usar essa água não apenas para as orquídeas e também para lavar o chão da casa (!). Neste caso, se usasse veneno na mesma caixa de água, seria o CAOS, pois teria uma finalidade única para ela.
Aprendizado 15: Seriam então duas caixas de água, alimentando uma que faria a mistura de fertilizantes e venenos ( urghhh ) e depois uma bomba para alimentar o sistema e molhar as orquídeas (simples, não?!?!)
E agora, José??? E as microsss?? Molharia elas com a mesma intensidade que as Cattleyas, Hadrolaelias, etc?? Pois aqui o sol não é intenso, o que poderia prejudica-las, já que a água pode ter dificuldades para evaporar. Devia eu utilizar um substrato com melhor drenagem para as micros, ou coloca-las mais perto da luz, ou ainda assim diminuir a rega delas?
Aprendizado 16: Como os amigos do blog podem perceber, o sistema de irrigação não é tão simples como parece, pois cada detalhe afeta o sistema inteiro. Acredito que ter apenas um gênero de orquídea facilitaria a manutenção de orquidário, mas desfazer de minhas meninas? Jamais… amo muito elas, e vocês??? 
 
Bom cultivo e muitas flores!
Compartilhar

Você pode gostar