Home Diário do Orquidofilo Para um orquidário inteligente – Parte 01

Para um orquidário inteligente – Parte 01

por Diário do Orquidófilo
 
 
Recursos disponíveis
 
Depois de apresentá-los ao orquidário saudável, e dar dicas de mantê-lo sustentável, resolvi lançar hoje alguns recursos disponíveis para controle do seu orquidário, para que o mesmo se torne além de saudável, INTELIGENTE!

Vamos agora além de reutilização de madeira de demolição e de telas metálicas garantidoras da boa ventilação e drenagem nos vasos. Queremos mostrar tecnologias simples que vocês podem utilizar na palma da mão, com um celular.
 
Logo após a setorização no orquidário, tive a ajuda de uma amiga que me emprestou o seu luxímetro. Na época, orcei (caro!) e decidi pesquisar um pouco mais devido ao uso esporádico. Na época, os aplicativos de celulares estavam ainda engatinhando, mas de nada me serviria, pois o meu celular era jurássico, teclas com película de plástico e visor pequeno e câmera de baixa resolução, que inclusive fez um bandido devolver dentro do ônibus por não ter interesse pelo aparelho. risos.
Tempo se passou, a tecnologia cresceu rápida e na primeira oportunidade, troquei de aparelho logo após a liquidação geral do comércio, pois ainda com o dólar baixo eu consegui desconto à vista! O valor dele mostrou-se interessante e tive a certeza que ele aceitaria aplicativos com os propósitos que eu já traçara para o orquidário.
No dia seguinte da compra instalei aplicativos úteis e gratuitos para quem tem que manter o orquidário e a conservação da casa: nível, bússola, luxímetro, medidor de distância, agenda, relógio, previsão do tempo, câmera, etc.
 
Bússola

Útil para orientar a frente das plantas sempre voltadas com a sua frente para o quadrante Leste/Norte. Aqui, tive que utilizar algumas plantas para oeste (como Encyclias), de acordo com cada uma e com os estudos que desenvolvi…

Agenda
Utilizo uma planilha impressa (PASMEM, mas vou mudar!) onde preencho data e quantidade para controle na utilização de bokashi, cálcio com vitamina B, micorizas, inseticida a base de água e chorume. Irei mudar, farei a programação na agenda do celular, assim terei a sistematização com a recorrência do evento, e ALARME! Tenho um dia fixo na semana para cuidar do orquidário, então deixarei programada a atividade nesse dia, daí o alarme soará para a realização da tarefa: sexta-feira, adubação às 8:00, evento recorrente semanal, quinzenal ou mensal.

Ou seja, há várias ferramentas e recursos disponíveis para te auxiliar no planejamento do cultivo de suas orquídeas!

Compartilhar

Você pode gostar