Home Sobre o Diário do Orquidófilo

Sobre o Diário do Orquidófilo

por Diário do Orquidófilo

Este site surgiu com a idéia de divulgar as principais questões para quem inicia o cultivo das orquídeas, ter uma publicação semanal, toda sexta-feira às 18:00. Hoje sem este compromisso, mas gerando conteúdo regularmente. Compartilhando conhecimento e aprendizado.

Sempre será mencionado o aprendizado em cada publicação. O objeto de estudo será a formação da minha coleção particular, mas poderia ser a sua, afinal todas as flores, perfumes e formas são de interesse dos amantes das orquídeas.

Agora em 2021, o outro site para o público externo foi separado deste Diário do Orquidófilo em comum acordo e ficou para o ex-sócio, um blog de terceiro criou um canal com o nome parecido a este site, etc. É a dinâmica da orquidofilia pelo mundo, certo? A minha coleção aumentou e a sua também deve ter aumentado.

Vou contar um pouco como começou o interesse pela orquidofilia, vamos lá:

Eu residia num apartamento de 59m2 na Vila Clementino/São Paulo e possuía uma varanda de 1m². Lá comemorei vários aniversários e cada um deles, ganhava uma Phalaenopsis, até que um dia, achei na lixeira do prédio uma Denphal e tive muita dificuldade em cultivá-la. Bingo!!! Acabei me apaixonando pelas orquídeas por ter que estudá-las e conhecê-las desde 2011.

Fazia de tudo para agradá-las, estudei, replantei, dividi, etc. Dei a planta quando descobri que ela não dava mais flores e as raízes novas demoravam a dar o ar da graça (neste momento já havia mudado para um sobrado na Zona Sul de São Paulo com as 6 orquídeas que trouxera do apartamento), e resolvi abrir mão delas para que sobrevivesse nas mãos de uma amiga.

Fora a Denphal, tive e ainda tenho algumas dificuldades não superadas no cultivo: Oncidium e Dendrobium. Pasmem!! Verão muito pouco sobre elas neste site, até que eu tenha o jeito com elas (risos).

Aprendizado 1: nunca deixe a planta num cachepot, principalmente em lugar descoberto e no inverno. Aprendi isso numa viagem que fiz durante o primeiro inverno depois de mudar para a casa. Quando retornei, o Phragmipedium estava submerso na água fria da chuva, sem condições de recuperação.

Lembrem-se, decoração e orquídeas servem ao propósito de ter o vaso com planta florida dentro de casa num cachepot, terminou a flor, retire-o e leve-o ao local de cultivo. Todo cuidado é pouco, pois ventilação é um dos itens para uma planta saudável. Drenagem mais ainda! Água represada mata as raízes.

Aprendizado 2: abra mão da planta quando não tiver como cultivá-la, enquanto é tempo dela reagir e sobreviver. Muitas vezes, por insistência, tentamos o cultivo. Ou a planta é ruim, fraca sem condições de cultivo, ou o ambiente não é propício para ela devido aos fatores necessários ao seu cultivo (luz e vento). Entenda isso e parta para cultivar aquelas que corresponderão ao seu ambiente. Com o tempo, o nosso olhar saberá se a planta é boa, saudável e adequada para nossa casa. As raízes indicam o estado da planta.

Bom cultivo e muitas flores!

Quer saber mais, acompanhe os artigos!