Home branca Destaque do mês Neofinetia falcata variegata

Destaque do mês Neofinetia falcata variegata

por Diário do Orquidófilo
Neofinetia falcata variegata
Ela é conhecida como orquídea cultivada pelos Samurais no Japão.
Variegata é denominada quando possui folha diferente que a espécie. Esta apresenta folhas amarelas com verdes, mas nunca imaginava que existisse orquídea variegata. Soube disso numa visita ao orquidário do meu amigo que me mostrou a planta que ele havia acabado de ganhar: a Neofinetia falcatavariegata. Achei interessante, mas não fez a cabeça! Não considerei nada espetacular.
Dois anos se passaram e fui visitar o orquidário de um amigo falecido. Lá escolhi algumas plantas, vi muita coisa interessante juntamente com a família dele. Eu havia escolhido pela listagem divulgada, mas quando vemos a planta por completo: aspecto vegetativo, flores e o cultivo no local; acabou mudando a listagem das escolhidas, no lote veio a Neofinetia falcata variegata.
Ficou de quarentena como as demais. Dois meses se passaram e eis que vi uma haste. Deu aquela ansiedade. Separei do orquidário e ficou na mesa de floração, onde a rega é controlada sem afetar os botões ou as flores. A floração da foto durou cerca de 30 dias.

 

O mais impressionante nesta pequena é o branco nas flores e seu perfume suave, intenso, levemente adocicado que permanece 24 horas no ar, sem horário determinado. Percebam o tamanho e quantidade de flores em relação as folhas.
Apesar de ser considerada de fácil cultivo, eu já tive duas e acredito que não suportaram a baixa de temperatura e as raízes molhadas por muito tempo no musgo dentro do vaso de plástico. Digo isso, porque esta veio cultivada na cesta de madeira e as raízes expostas no substrato de drenagem rápida. É assim que vou cultivá-la, sem mudança alguma.
Ela gosta de bastante claridade. Li num site que não gosta de sol direto como outras orquídeas. Estou confiante porque ela está bem desenvolvida e possui cinco plantas centralizadas, então está forte e tem vários anos de vida. As raízes estão bem firmes na madeira.
Recomendo tê-la na sua coleção, sendo ou não variegata! O excepcional dela é branco e seu perfume inesquecível.
Compartilhar

Você pode gostar