Adoro orquídeas brancas! Não resisti este exemplar.
Estava no orquidário comercial de uma família bem tradicional no cultivo destas pequenas na Grande São Paulo. Havia várias cores e espécies, mas…escolhi esta pequena!
Fui fazer companhia com um amigo que tem paixão pelas Laelias e acabei adquirindo este exemplar.
Tenho muito a agradecer a família, pois aprendi muito sobre o mercado desta pequena e soube que ela serve de matriz para alguns cruzamentos.
Não me lembro de ter visto uma Laelia sincorana alba. Talvez por isso eu tenha prestado atenção nela.
Leiga sobre cruzamentos e novos exemplares, gostei dela por ser miúda, com flores para todo lado. Para o seu polinizador a cor branca provavelmente não será esta que ele visualizará.
Soube que ela é mais exigente no seu cultivo que as demais.
Registrei estas fotos para saber como ela foi adquirida e provavelmente no Brasiliana passará por adaptação de adubação, claridade e temperatura. Estava no local quente e úmido, pois as estufas ficam próximas ao riacho.
Suas pétalas e sépalas são estreitas |
Veio plantada em musgo com isopor num vaso cerâmico com furo na base.
Sua floração está abundante: 3 hastes florais com 6 flores no total.
Dois últimos botões abrindo |
Fica a dica: destine tempo e recursos financeiros para realizar visitas aos orquidários tradicionais que produzem os seus exemplares. Neles podemos observar condições gerais de cultivo, saber mais sobre a história da espécie ou da planta escolhida.
Assim montamos a coleção particular com orquídeas que tem algum significado em nossas vidas. Podemos recorrer às boas lembranças e aos momentos que desfrutamos com os amigos.
Avaliei a diferença quando somos bem-atendidos. Voltarei sempre!
Bom cultivo de albas!