Home quarentena Verão chuvoso

Verão chuvoso

por Diário do Orquidófilo
Olá orquidófilos,
Espero que tenham aproveitado o verão chuvoso. Digo que aproveitei bem: dei um banho de chuva nas que adquiri num lote. Iria replantá-las e não iria deixar de perder a água da chuva para dar uma encharcada no substrato e nas folhas.
 
Depois do replantio deste lote, aproveitei o pouco sol para adubar e pulverizar tudo o que podia nas orquídeas desde fertilizante organo-mineral até todos os produtos de uso quinzenal. Caprichei na pulverização pois o vento estava fraco, ideal para a pulverização.
 
Lembre-se que o adubo de floração pode ser utilizado em caso específico. Separei deste lote aquelas que estavam para florir, então não as replantei. O objetivo é ver a flor, se for bonita, fica. Se não for, separo para destinar espaço para outra melhor.
 
Aproveitei e separei alguns cortes para dar de presentes e trocar. Sempre temos aqueles amigos especiais que gostaríamos de dar um corte ou outro de uma planta especial, não é mesmo?
 
Dica especial: além da quarentena, observe o tipo de substrato e não deixe as orquídeas de raizes grossas por muito tempo na chuva com o musgo. As raízes apodrecem e podem desenvolver fungos chegando o risco para ela não ir adiante. Lembre-se que o segredo das orquídeas é secar e molhar, secar e molhar. Não é para ficar molhada o tempo todo.
 
Outra dica: assim que chegaram já apliquei defensivo à base de água, pus o lesmicida azul e retirei as brácteas secas e folhas secas, deixei com canela em pó partes danificadas ou perfuradas nas folhas.
 
Bom replantio e excelente verão chuvoso para cuidar das suas orquídeas.
Compartilhar

Você pode gostar