Home chorume Para um orquidário saudável – parte 02

Para um orquidário saudável – parte 02

por Diário do Orquidófilo
Hábitos e costumes – Parte 02


Continuando a nossa proposta para um orquidário saudável, segue a segunda parte:

4- Use protetores de segurança como luvas, óculos, avental e máscara, quando utilizar produtos químicos
 
Sempre ouço falar que determinado orquidófilo morreu de fibrose no pulmão ou que está com câncer devido ao contato produtos químicos utilizados no cultivo. Antes, evitar que remediar uma situação de sofrimento ou pequeno comprometimento com a saúde física atribuído ao cultivo das adoradas orquídeas, não é mesmo?
 
Tenho e mantenho a utilização de produtos ecologicamente corretos em meu orquidário por uma decisão socioambiental, e pelo fato de ter os amados gatos soltos pelo ambiente, que poderiam beber água diluída com os produtos químicos no chão.
 
Já aconteceu de utilizar inseticida à base de água, e hoje foi substituído por chorume da compostagem caseira diluído à proporção de 1:20 com água, e pulverizado nas orquídeas resultando em um bom manejo para afastar mosquitos, pragas e pulgões, sem prejuízo algum nas orquídeas.

 
Fato para análise pessoal: Tive um Dendrobium que necessitou de inseticida químico, então foi para um orquidário comercial ter todo o direito a ter os devidos cuidados para a eliminação das cochonilhas que o infestaram-no, no final deixei-o lá para venda. Este Dendrobium foi adquirido no início da minha coleção, quando de primeira vez já havia limpado com escova de dentes, palito de madeira, água e sabão de coco no ano anterior, porém a cochonilha voltou, me sinalizando que precisava aumentar a ventilação no orquidário e foi aí que decidi que Dendrobium não iria bem aqui. Refleti por fim sobre instalar ventilador elétrico ou abrir a lateral do orquidario, deixando na tela metálica, sem proteção aos insetos em geral.


Aprendizado 12: Aceite abrir mão de determinadas plantas em seu orquidário, afinal nem todas elas se adaptarão ao local. Eu, por exemplo, abri mão dos Dendrobium e Oncidium em minha coleção.

 
Fato para análise pessoal: observe a corrente de ar no seu orquidário. Instale fitas para ajudar a ver o movimento do ar predominante. Evite utilizar algum produto spray quanto o vento estiver forte. Sempre que o fizer, proteja-se com o equipamento de proteção e o faça no sentido que esteja do lado que antecede o vento. Para esta prevenção, nem estamos considerando a quantidade dos produtos utilizados, pode ser um orquidário enorme com várias estufas ou um orquidário doméstico.

 
Aprendizado 13: Utilize o EPI! Antes preservar a saúde do que adoecer por um fato que poderia ter sido evitado.


 
Aprendizado 14: Dê preferência ao cultivo orgânico! Por ser menos agressivo à nós e às plantas.



 
Bom cultivo e muitas flores!
Compartilhar

Você pode gostar