Primeira floração, grata surpresa em encontrá-la florida por acaso. Deixe-me explicar melhor, a maioria das orquídeas aqui está no pendural no orquidário semi-coberto e esta ficou com a haste mais comprida que o pendural, se ajeitou entre a madeira e a telha translúcida, buscando a luz e o espaço para se desenvolver.
Sendo uma Encyclia, poderei destiná-las numa área descoberta e aberta para tomar sol direto e chuva. Elas adoram brita e madeira para se desenvolverem. Aqui, já separei todas para o deslocamento de local sem o pendural.
Comprei esta com a indicação/etiqueta de ser “verde”. Na verdade fiquei curiosa por desconhecer a sua flor. Vejam como as cores complementares fazem algo fantástico na natureza: verde com lilás no labelo. A maioria das Encyclias randiis possuí o rosa com marron (tipo) ou branco com verde (alba). Todas lindas e perfumadas.
Esta em particular possui flor pequena e delicada, sem perfume acentuado. Pesquisei e sei ser de regiões quentes do Brasil.
Mais informações, sua haste produz seiva/açúcar atraindo formigas e consequentemente pulgão preto com branco. Observe e afaste os intrusos com escova de dente. Veja o tamanho do pulgão como é grande em relação à flor.
Muito delicada!