Inverno seco, racionamento de água e tarifa de luz mais cara!
Após esta semana com chuva, última queda de temperatura antes da primavera, sinal que devo arrumar os vasos em geral: frutíferas, terrestres, exóticas, orquídeas e todas mais! Varrição, poda, manutenção do pergolado de madeira, fixação das telas.
Aprendi que todo ano o ciclo se repete, então adubação e neem em todas, sem exceção, pois os insetos virão com tudo até a semana que vem. Todos os pulverizadores funcionando, mangueiras e torneiras revisadas, alteração do horário da rega: uma logo pela manhã e outra no final da tarde.
Detalhe, os gatos de fora querendo perfurar as telas de contenção. Mal sabem o protecionismo dos gatos de casa. Se soubessem nem tentariam entrar. Rs.
Replantio
Replantei algumas hoje, nenhuma em especial e avaliei que a Cattleya mossiae alba e Cattleya trinae concolor serão replantadas após soltarem a flor ou as suas raízes novas com mais de 2cm. Ainda não é tempo para o replantio delas, correm o risco de não irem adiante ou morrerem.
Separei frentes, doarei como backup da coleção, assim a chance de mantê-las por perto sem ter que recomprá-las é maior!
Gostaria de compartilhar o seguinte aprendizado, fiz um curso no início da orquidofilia, paguei quase mil reais e para quê? Me ensinaram a lavar a orquídea toda, retirar o substrato, cortar as raízes não saudáveis, utilizando produtos caros para a cicatrização no corte sem o uso da canela em pó (muito mais barato). Hoje faço um alerta para você, replante complementando o necessário de substrato caso o vaso maior necessite!
Nunca, jamais saia investindo somente na teoria ou somente na prática. A prática e a observação são bem-vindas no cultivo, mas um bom instrutor também!
Bom cultivo e replantio das suas pequenas!