Empolgada com os recursos disponíveis para controle do seu orquidário, para que o mesmo se torne além de saudável, INTELIGENTE hoje postarei mais alguns detalhes que acredito serem primordiais!
Venderei uma câmera seminova que havia comprado para tirar fotos das microorquídeas! Como não sou nenhuma profissional, descobri que a resolução da câmera do celular satisfaz os registros para histórico das pequenas e possui efeitos para postá-las (bem mais práticas que fotografar, baixar pro computador, redimensionar e postar na internet!).
Estações do ano (ATENÇÃO NESTE DETALHE)O próximo passo é instalar um aplicativo para identificar a autoria das fotos, pois já vi um colega utilizando erroneamente uma foto que tirei da minha planta. Hehehe.
Meu ex-sócio do blog me explicou a sua técnica utilizada por mais de 20 anos em etiquetar as suas orquídeas com etiquetas coloridas, e assim que me ofereceu, topei na hora. Hoje, registro corte e replantio de um lado, e floração de outro em cada planta. Sigo as cores:
Inverno = azul
Primavera = verde
Verão = laranja
Outono = amarelo
Dica que aprendi: Lixe com palha de aço nas faces das etiquetas plásticas, escreva com lápis! Durará muito mais além de facilitar a escrita.
Espero que tenhamos sucesso no cultivo das orquídeas! Lembrem-se que para um bom cultivo, cada clima, local e substrato devem ser considerados. O que é bom para um, nem sempre será suficiente para o seu orquidário.Com este procedimento, será feito o reconhecimento visual das plantas que devem florescer em cada estação do ano, daí a adubação e os cuidados para observação e separação delas das demais do orquidário.
Utilize a pesquisa e o bom senso.