Home brasiliana Destaque do mês Maxillaria sanguinea

Destaque do mês Maxillaria sanguinea

por Diário do Orquidófilo
Comprei uma touceira com dois colegas, a dividimos. Veio plantada assim: vaso cerâmico sem furo na lateral, fibra de côco, carvão e pouco da casca de pinho.
 
Admirei a composição no vaso, todas as frentes com o mesmo número de pseudobulbos e suas folhas bem  verticais, bem firmes.
 
Tenho poucas Maxillarias, muitas morreram por falta de água de chuva, ventilação e sol. Fiquei apreensiva ao histórico delas no meu orquidário.
 
Esta é a primeira floração dela em casa! Está indo super bem.
 
 
Os botões florais crescem rapidamente e em uma semana a primeira flor abre. Quando estava abrindo, me lembrou um Cymbidium por algum motivo, talvez o formato externo…talvez o brilho das sépalas e pétalas… suas flores possuem quase 1,5cm de largura. Sei lá…porque a sua flor lembrou o outro gênero.
 
A estrutura vegetal dela me lembrou a Maxillaria tenuifolia, aquela que tem cheiro de côco. Esta tem o pseudobulbo arredondado e folhas bem mais estreitas e cônicas, mais curtas que a sua prima. Numa rápida comparação, esta Maxillaria sanguinea está sendo muito mais fácil de cultivar que uma tenuifolia que tenho aqui e ainda não deu flores.
 
Para o tamanho dela, eu diria que deu várias flores. Gostei do resultado.
 
Daria o destaque para o labelo desta pequena. Há um rosa avermelhado no interior e na extremidade um branco bem suave.
 
Não percebi aroma acentuado, apenas um cheiro, algo bem suave.
 
Percebi que os pseudobulbos estão hidratados, folhas saudáveis e novos brotos tem vindo com vigor, ou seja, esteve muito bem cultivada!
 
Fiz uma rápida pesquisa e soube que é nativa das florestas de 50 a 900 metros acima do nível do mar na Costa Rica e Panamá. Imagino clima quente e úmido. Brisa do mar.
 
Ela está numa prateleira onde há sol pela manhã, é úmido e ventilado. Perto dela está a Maxillaria variabilis.
 
Devo mantê-la na minha coleção Brasiliana, ela é bem interessante. Quero cultivar uma touceira dela! Falando em touceira, algumas ficam interessantes em quantidade.
 
Agradeço imensamente por tê-la aqui.
 
Bom cultivo!
 
Compartilhar

Você pode gostar