Home almofada Vida fácil e saudável
Olá!
Hoje falarei um pouco sobre o uso correto de alguns apetrechos do orquidário.
Abaixo, apresento a minha bancada de trabalho. Reciclei uma mesa, a cadeira pertenceu aos meus avós maternos, as prateleiras foram recicladas de uma caçamba de caminhão de peroba rosa entalhada e pintada, sobre as prateleiras instalei telas metálicas para garantir a ventilação das orquídeas.
Utilizo caixas de plástico para substratos e coisinhas do dia-a-dia para ajuste e identificação das plantas.
Tenho cestas de plástico para concentrar vasos e cachepots ou tocos de madeira, todos pequenos e delicados.
Utilizo bandejas e caixas para concentrar os objetos em geral.
Tenho sempre um avental e uma almofada, ambos personalizados com motivo de orquídeas que desenvolvi com uma amiga.
Também preferi um cesto de lixo exclusivo para esta atividade, assim logo após o uso, recolho o lixo e não há possível contaminação de fungos ou vírus.
Demorei a investir nos equipamentos: esterilizador, bombas e esguicho. Por que?
Primeiro, eu tinha 6 vasos, daí mais tarde 30. Já tinha as preciosas tesouras que esterilizava na boca do fogão da cozinha. Quando a coisa tomou outra proporção, digo quando a paixão pelas orquídeas literalmente invadiu o meu quintal, já não dava para ficar de qualquer jeito. Estimo que eu tenha no Brasiliana cerca de 500 vasos, ou seja, 500 orquídeas diferentes.
No passado fui até o centro atacadista ver produtos e preços. Descobri que havia muito pouco produto para a orquidofilia. Comentando com uma amiga, ela me indicou algumas cooperativas agrícolas e foi nelas que encontrei a melhor relação custo x benefício para o esterilizador, bombas e esguicho.
Recentemente fui lá num sábado pela manhã, apenas duas estavam abertas e elas não tinham o que eu precisava. Alegaram pouco movimento, uma pena!
Atualmente, pesquiso e compro muito pela internet. Há sites confiáveis e produtos extremamente competitivos. Se você sabe o que quer, orce e compre logo para que suas plantas fiquem saudáveis.
A minha última aquisição foi um esguicho múltiplo com prolongador. Espero que dure bastante, pois retirei a válvula da mangueira e acoplei este instrumento. Vem com a cabeça articulada, posso mudar o ângulo do jato dágua, vem com um anel que dá 12 tipos de jatos diferentes, tem um botão liga e desliga, tem um conector para a mangueira. Há vários comprimentos do prolongador. Escolhi o de 60cm.
Usei e fiquei bem satisfeita com este produto! Recomendo para todos que necessitem da haste para regar os vasos no alto. O mais importante: leve e não vaza água na conexão.
O motivo para a troca do esguicho foi uma inflamação no ombro direito. A fisioterapeuta esteve corrigindo posturas e uma delas foi adequar a altura do movimento para até o ombro e nunca para cima dele. Precisei cuidar de mim sem deixar de cuidar das pequenas.
Pesquise e invista, sua vida será outra coisa. Facilitará a rega manual.
Fica a minha dica para você ter uma vida saudável com as suas orquídeas.
Compartilhar