Home Prosthechea fragans Prosthechea fragans

Prosthechea fragans

por Diário do Orquidófilo
Oi,

Está na primeira floração da Prosthechea fragans. Troquei mudas com um colega que anda sumido da orquidofilia.

Escolhi várias mudas da coleção dele e retribui com as mudas das minhas também escolhidas por ele. Pelas fotos que ele postava na rede social fui conhecendo muitas orquídeas em 2014. Praticamente a aquisição de orquídeas naquele ano foi a base de troca.

O perfume é um pouco cítrico e lembra um tipo de mel que consumimos por aqui.

O meu exemplar está pequeno e gostei da sua flor, bem o que eu esperava. Vou replantá-la num vaso mais fundo com a boca estreita para que entouceire e suba. Tenho outras Prosthecheas com raízes finas que gostaram muito de substrato pequenos e odiaram musgo porque ele manteve a umidade prolongada. Percebi que gostam de água em abundância quanto estão se desenvolvendo e ciclo de seca depois da floração.

Acredito que eu deva permanecer com esta no Brasiliana e me desfazer de suas primas maiores para liberar espaço. Uma pena não ter todas as orquídeas do mundo. Rs.

Gostam de ventilação e iluminação difusa. Gostam também de umidade relativa do ar alta.

Muitos perguntam quando devemos molhar as orquídeas. Regra geral: quando o substrato estiver seco. Ah, mas 2 ou 3 vezes por semana? – De novo, quando o substrato estiver seco.

Cada local possui a sua condição temperatura, luz, umidade, ventilação. Vou dar duas situações extremas por aqui. Quando a umidade relativa do fica aos 30 por cento, rego de encharcar o piso e vasos duas vezes por dia: manhã e noite. Quando o vento está forte e bem seco chego a programar a rega na hora do almoço quando o sol não atinge a maioria das orquídeas. No inverno geralmente a cada dois a três dias pela manhã. Para isto, o substrato e o cultivo de todas precisam estar nesta condição de receber água e se desenvolverem durante o seu ciclo de vida.

Primeira floração da Prostachea fragans
Compartilhar