Home Maxillaria variabilis red Maxillaria variabilis vermelha, a todo vapor

Maxillaria variabilis vermelha, a todo vapor

por Diário do Orquidófilo
Olá, dedico este artigo para você iniciante na orquidofilia.

Tenha sempre uma lista de desejos e persista no cultivo. Esta Maxillaria variabilis é de fácil cultivo.
 

A grande dica é mantê-la cultivada num vaso estreito e substrato com chip de fibra de côco com carvão e casca de macadâmia quebrada miúda e casca de peroba miúda.

Toma sol pela manhã, tem claridade bem indireta até o final da tarde.

Vive cheia de pulgões quando aparecem os botões! Uso chorume diluído com água 1:20 ou 5 gotas de detergente neutro por litro de água. 

Perceba que há um palito de madeira tutorando as suas várias frentes. Se não prender bem, a planta fica instável e não faz o ciclo de crescimento. Digo isso por ter perdido vários exemplares por falta de amarração nas extremidades, seja com o rizoma na horizontal ou escandente como esta.

Visitando um orquidário em Jundiaí, vi que o dono dispunha o corte/mudas das Cattleyas inclinados no substrato e bem abaixo da borda do vaso de plástico. Testei com algumas replantadas e tem ido muito bem por aqui. Não é este o caso, mas observe que está plantada um pouco abaixo da borda do vaso cerâmico, este detalhe faz toda a diferença!

Mais uma dica, agora não se deve fazer uma muda sequer. Precisa de mais volume e cortá-la abaixo de uma forquilha (duas frentes com um trecho abaixo com raízes e pelo menos 4 bulbos abaixo).

Tenha um excelente cultivo!

Compartilhar

Você pode gostar