Oi!
Rapidamente fiz uma reflexão sobre os acertos no cultivo deste ano e talvez seja similar a sua coleção.
1- A escolha da sua coleção é sua, portanto única. Nenhuma coleção será a mesma para dois orquidófilos. Cuide da sua!
Conserve vasos, pendurais, substratos e os tenha à disposição. Numa emergência ficará difícil encontrar o fornecedor ou o produto no mercado, apesar da compra on-line oferecer estes produtos.
2- Aproveite informações úteis. Há muita conversa e pouca substância nos canais e blogs da web, entretanto há muita gente fera! A questão é que quem é fera pouco passa do seu aprendizado, poucos orquidófilos transmitem sem interesse algum. Lembre-se todos são amigos no grupo virtual, poucos são comprometidos. Há quem participe e não possui nenhum exemplar.
3- O que é possível encontrar no mercado de São Paulo? – Tudo! Quem vende, ou tem o nicho de mercado e clientes fiéis que pagam preços relativamente altos, ou vai para o popular que todo mundo tem. Difícil é ter o meio termo neste mercado, tanto para quem vende, quanto para quem compra orquídeas. Veja o preço despencando no supermercado com extrema qualidade das orquídeas comerciais que estão no gosto do público.
4- Adapte os seus exemplares no local destinado do orquidário. Se mudar de endereço, a sua coleção será diferente devido à insolação e condições gerais. Há colecionadores que possuem casa na praia e apartamento em São Paulo, as orquídeas vão bem na praia e/ou vão bem aqui. Dificilmente agradará todas as espécies num só local.
5- Troque cortes de orquídeas. Há muita “comunidade verde” hoje em dia. Todos querem ganhar sementes e mudas, poucos estarão dispostos a pagar. Observe. Se tiver muitas orquídeas, doe ou plante num projeto social sério e respeitável. A nossa mata agradece mesmo que as espécies não sejam originárias e nativas.
6- Algumas se foram e outras chegaram. Que bom! Renove sempre os seus exemplares, seja buscando a excelência no cultivo, seja aprendendo o cultivo dela. Lembre-se que o conhecimento fica e pode ser divulgado.
Desejo um excelente 2019! Com muitas orquídeas, é claro.
Abaixo publico algumas fotos e verão que este dezembro está maluco! Aff! Há orquídeas em floração com dois meses de atraso. Rs.
Abaixo publico algumas fotos e verão que este dezembro está maluco! Aff! Há orquídeas em floração com dois meses de atraso. Rs.
Coelogyne xyrekes |
Bulbophyllum |
Bulbophyllum |
Cattleya warnerii. Somente uma flor neste ano. |
Maxillaria tenuifolia após receber replantio e micorrizas.
Cultivada em pleno sol e ao relento, no jardim, fora do orquidário. |
Hadrolaelia purpurata com potencial para fortalecer. (Oliver é orquidófilo!Rs) |
Cattleya guttata exige rega sistemática porque os pseudobulbos são finos e delicados. |
Dendrobium moschatum floriu muito depois que ficou exposto ao sol. Fui fazer a foto e havia passado…rs. |
Physichopsis papilio indo bem. |
Stenoglottis longifolia adubado com húmus. |
Dendrobium agregatum majus. Mais de 15 dias com a haste floral aberta. |
Micropera rostrata de fácil cultivo. |