Relaxe amigo orquidófilo! Cuide de superar a perda emocional que as orquídeas provocam.
Isso mesmo, não fique triste por perder mais de 30 exemplares numa única estação com a segunda onda de frio no inverno. Perdi o meu pé de mirtilo também, um amado que secou do nada e nem adiantou trocar a terra e replantá-lo no início do inverno! Observo o romã também.
Eu havia feito o balanço no meio do inverno e já tinha 25 unidades perdidas, a maioria micro-orquídea. Nesta semana encontrei mais duas mortas e por aí vai.
Antes eu ficava bem triste! Agora procuro pensar que é um ciclo de renovação e as que suportam o inverno seco sobreviverão sempre.
Além dos cuidados gerais antes do inverno chegar, secura do ar todos os dias, rega controlada, etc foi inevitável, portanto nem procuro fazer a conta das tchuchucas importadas, dos presentes e das queridas perdidas.
O lado bom, espaços se abriram nas prateleiras e nos pendurais! Não vejo a hora de visitar as exposições e os cultivadores queridos.
Sinais que devem ser percebidos, o ciclo continua, a maioria está indo super bem e e isso! A vida continua! A partir do final do mês reiniciarei a adubação.
Uhuu! Pronta para a próxima estação do ano.