Home Diário do Orquidófilo Mudanças climáticas no Brasil, conseqüências a partir do inverno de 2021

Mudanças climáticas no Brasil, conseqüências a partir do inverno de 2021

por Diário do Orquidófilo

Inverno seco, racionamento de água e tarifa de luz mais cara!

Após esta semana com chuva, última queda de temperatura antes da primavera, sinal que devo arrumar os vasos em geral: frutíferas, terrestres, exóticas, orquídeas e todas mais! Varrição, poda, manutenção do pergolado de madeira, fixação das telas.

Aprendi que todo ano o ciclo se repete, então adubação e neem em todas, sem exceção, pois os insetos virão com tudo até a semana que vem. Todos os pulverizadores funcionando, mangueiras e torneiras revisadas, alteração do horário da rega: uma logo pela manhã e outra no final da tarde.

Detalhe, os gatos de fora querendo perfurar as telas de contenção. Mal sabem o protecionismo dos gatos de casa. Se soubessem nem tentariam entrar. Rs.

Replantio

Replantei algumas hoje, nenhuma em especial e avaliei que a Cattleya mossiae alba e Cattleya trinae concolor serão replantadas após soltarem a flor ou as suas raízes novas com mais de 2cm. Ainda não é tempo para o replantio delas, correm o risco de não irem adiante ou morrerem.

Separei frentes, doarei como backup da coleção, assim a chance de mantê-las por perto sem ter que recomprá-las é maior!

Gostaria de compartilhar o seguinte aprendizado, fiz um curso no início da orquidofilia, paguei quase mil reais e para quê? Me ensinaram a lavar a orquídea toda, retirar o substrato, cortar as raízes não saudáveis, utilizando produtos caros para a cicatrização no corte sem o uso da canela em pó (muito mais barato). Hoje faço um alerta para você, replante complementando o necessário de substrato caso o vaso maior necessite!

Nunca, jamais saia investindo somente na teoria ou somente na prática. A prática e a observação são bem-vindas no cultivo, mas um bom instrutor também!

Tudo organizado para o replantio das orquídeas

Desconto no Curso de Cultivo

Para te ajudar, pedi um desconto no melhor Curso de Cultivo que fiz até hoje: José Carlos B. de Souza do Orquidário Ambiental em Cotia, mediante o código DIÁRIODOORQUIDÓFILO, ganhará o desconto de 5% do valor do curso. Eu não ganho absolutamente nada de ninguém, não sou beneficiária de nada, apenas gostaria que você aprendesse o cultivo das orquídeas. Há mais um detalhe, não é propaganda paga, está bem? Entendido, segue o WhatsApp +55-11-98111-2581. No mínimo, vale a pena conhecer o local e as orquídeas disponíveis para venda.

Bom cultivo e replantio das suas pequenas!

Compartilhar

Você pode gostar